terça-feira, 28 de julho de 2009

A literatura da arbitragem

Boa terça-feira!

Hoje o súmula do Brasil vem com somente 6 súmulas, mas sem dúvidas bem interessantes.

Temos pelo menos uma por divisão do futebol brasileiro e mais uma (clássica) da quarta divisão paulista. Vamos deixar este por último. Comecemos pela divisão mais importante do futebol brasileiro. Na partida entre Barueri e São Paulo, o jogador Washington protagonizou outra expulsão em sua, até agora, curta passagem pelo São Paulo. O motivo? Foi por ele ter dito isso ao juizão, sempre, veja bem, sempre com o “dedo em riste”: “Vocês estão de sacanagem. Você é um canalha, sacana. Você está de sacanagem, tá de sacanagem”

Trecho da súmula do jogo entre Barueri e São Paulo Acho que entendemos né Rodrigo Cintra? Bastava um “você está de sacanagem”. Mas o que esperar de um árbitro que coloca crase no termo “à mim”?

Na série B, foi o técnico Vadão, do Guarani, que foi o responsável pela cena desagradável. Segundo o juizão, ele “invadiu o campo de jogo pregando linguagem grosseira”. Ele disse, “Porra, você prejudicou minha equipe. Você expulsou para compensar. Porra, você não precisa fazer isso”.


Trecho da súmula do jogo entre ABC e Guarani

Bom, não achei grosseiro. Quanto a pregar, melhor deixar a pastora Sônia fazer o comentário...

Na série C, o jogo foi entre Ituiutaba e Gama. Segundo o juiz, o 4° árbitro citou que após ser expulso, o Sr. Fábio de Oliveira, do Gama, estava “empregando linguagem (que bom, ele não estava mudo) e gesticulando de maneira desrespeitosa contra a arbitragem, dizendo: ‘Vocês estão de sacanagem, apita só contra a gente. Vocês não sabem trabalhar. Isso é safadeza’”

Trecho da súmula do jogo entre Ituiutaba e Gama


Pelo menos o juizão não meteu um “agente”, tudo junto. Né?

No jogo entre Ypiranga-RS e Londrina-PR, na quarta divisão brasileira, destaque (novamente???) para a linguagem do árbitro. Ele expulsou Sílvio Freitas do Londrina. Mas não satisfeito, colocou isso na súmula (na íntegra): “N°8 Sr. Sílvio H. Santos de Freitas da equipedo Londrina foi expulso aos 42 minutos do segundo tempo, por chutar seu adversário, n°18, por trás, entre as pernas (AGORA ATENTEM), onde a bola não era mais objeto de disputa por sua pessoa”.


Trecho da súmula do jogo entre Ypiranga-RS e Londrina-PR

GÊNIO! Academia Brasileira de Letras para ele!

Para encerrar as participações nacionais, o jogo entre Brasília e Anapolina-GO pela série D. Aos 45 da segunda etapa foi expulso o Sr. Alexandre Teixeira, da Anapolina. Ele ficou fulo da vida com a marcação de uma falta contra seu time e soltou essa: “Vai tomar no cu, vai se foder”.

Trecho da súmula do jogo entre Brasília e Anapolina-GO

Pois é, por essas palavras, RUA!

SÚMULA DE OURO
A súmula de ouro de hoje vai para o Sr. Jurandir Lino da Silva, Maqueiro do Palmeirinha, time da casa que recebia o Palestra de São Bernardo. Ele foi atender a um atleta do Palestra de uma forma um tanto estranha. Veja o relato. “O citado agarrou de forma brusca as pernas do atleta e disse as seguintes palavras: “Levanta logo seu filho da puta, para de fazer cera!”.

Trecho da súmula do jogo entre Palmeirinha e Palestra

É, aí não deu né amigo.

Até a próxima semana.

Um comentário:

  1. Lu, gostei do título "literatura da arbitragem". É engraçada a linguagem do futebol, por exemplo, a expressão "dedo em riste" utilizada sempre sempre! Por que não usar "dedo indicador apontando" ou "erguido em minha direção"?
    O Rodrigo Cintra me lembrou muito aqueles professores fdp que na reunião com os pais falam "fulano fez isso isso e mais isso". E aquele juiz da quarta divisão? Eu senti que ou ele quis mostrar que fez a lição de casa ou partiu pro pessoal.
    Quanto ao layout do blog, você podia dar uma arrumada, né? Pelo menos eu não consigo ler o que está escrito nas súmulas. Não tem como ampliá-las de algum modo?
    Continue escrevendo, cabeça grande, o que seria dos jogos sem xingamento, né? hahaha beijão!

    ResponderExcluir